terça-feira, 21 de abril de 2009
INCONFIDÊNCIA MINEIRA - Tiradentes
Desenhos para pintar
Aqui pode ser feito ponteira de lápis ou boton
Bandeira da inconfidência
Viseira de Tiradentes
Fonte:http://espacoeducar-liza.blogspot.com
ATIVIDADES DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL
DESCOBRIMENTO DO BRASIL
Só para não esquecerem que amanhã é dia do Descobrimento do Brasil!
Vou catitar algumas coisinhas e depois vou postar. Beijos!
O BRASIL FOI REALMENTE DESCOBERTO POR CABRAL?
Os preparativos da frota de Francisco YaÑez Pinzón (c.1460 c. 1523), comandante da nau NiÑa quando da primeira viagem de Cristóvão Colombo, têm início em 1499 no porto espanhol de Palos, na costa do Mediterrâneo. Visando buscar novas terras no Atlântico Norte, Pinzón reuniu alguns dos mais experientes homens do mar para, com eles, empreender uma nova viagem de exploração às terras recém-descobertas. Com suas próprias economias, consegue aparelhar uma flotilha de quatro caravelas Pinta, Nina, Fraila e Vicente YaÑez , convidando para comandar três delas os experientes pilotos Juan de Úmbria, Juan de Jerez e Juan Quintero, que no passado já haviam participado das três primeiras expedições de Cristóvão Colombo Nas licenças concedidas pelos Reis Católicos para Vicente Pinzón descobrir novas terras, foram excluídas as terras já anteriormente visitadas por Cristóvão Colombo, daí a sua decisão de "afoitar-se além da linha equinocial, em paragens não iluminadas pela estrela polar". Francisco YaÑez Pinzón, por sua vez, vem a tomar posse da terra em nome dos Reis de Espanha, logo determinando aos escrivães régios a competente lavratura do ato jurídico, com a assinatura das testemunhas presentes, de conformidade com a fórmula redigida por jurisconsultos e teólogos espanhóis. Concluídas as medidas de praxe, seguiu a expedição beirando a costa, em direção ao norte, assinalando todos os acidentes e, mais tarde, o que veio se chamar rio Amazonas, "a que deu o nome de Mar Dulce".Continuando, ainda em direção ao norte, "chegou até o cabo Orange, a que deu o nome de São Vicente, e ao rio Oiapoque, que se ficou chamando de Vicente Pinzón; foi o último ponto do Brasil em que tocou".2 Apresença de Vicente YaÑez Pinzón na costa Norte do Brasil, três meses antes do desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro, na Bahia, é fato aceitável por todos os estudiosos do período, muito embora venha a ser pouco divulgado pela historiografia oficial.
http://www.pernambuco.com/diario/2003/07/07/especialholandesesf13_0.html
Essa questão sempre me inquietou e mais ainda a postura das autoridades no assunto em não divulgar nos livros didático tais evidências. Minha intenção é divulgar para quem ainda não sabe tal fato, a fim de que se formem educadores críticos e pesquisadores de assuntos importantes e tão difundidos no nosso meio escolar. Meus alunos são 4ª série e adoro ensinar está série porque gosto de ajudá-los na sua formação crítica do mundo, para que não fiquem " engolindo tudo o que ouvem" e procurem pesquisar até ter certeza de tudo o que lhes é transmitido.
Por enquanto alguns tópicos para vocês sobre o descobrimento tradicional. Só é clicar onde se pede e escolher.
História do Brasil Colônia, a história do descobrimento do Brasil, os primeiros contatos entre portugueses e índios, o escambo, a exploração do pau-brasil AQUI
A chegada dos portugueses ao Brasil, comércio de especiarias, exploração do pau-brasil, escambo, Tratado de Tordesilhas, início da colonização do Brasil, o cultivo de cana-de-açúcar, a expedição de Martin Afonso de Souza, início da produção açucareira AQUI
ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA
Morei durante quase 10 anos em Brasília, entre os anos de 1979 até 1985. Durante esses anos fiz muitas amizades, estudei e me formei em magistério na escola Normal de Brasília, de onde guardo grandes e felizes recordações. Um dos meus sonhos é voltar a rever os lugares por onde andei, estudei, brinquei e fui muito feliz.
Brasília fez e faz parte da minha vida! Ainda mantenho contato com algumas amigas, outras perdi o contato, mas quem sabe com meu blog, eu chegue até elas, não é verdade?
Então deixo aqui minha homenagem e felicitações a todos os cangangos e brasilienses naturais e de coração como eu, pelos 49 anos anos de existência da nossa capital do Brasil e cidade querida.
Ai !!!!!!! Que saudade!!!!!!! Na posse de Tancredo Neves ( que não teve) estava aí! Lembra Marcinha e Flávia? E pasmem... um foguete de fogos estourou bem juntinho da gente e até hoje sou meio surdinha! kkkkkkkkkk
Adorei está foto! O antes e depois de Brasília. Para quem não conhece, conhecer um pouquinho!
COMEMORANDO O DIA DO ÍNDIO
Recebemos a visita de uma parte da tribo Xucuru de Pesqueira ( Município de Pernambuco). Eles causaram a maior surpresa aos alunos , pais e professores. Apesar de cultivarem ainda sua cultura, mostraram que são adeptos aos costumes do homem branco. As índias foram vestida com shorts e blusas decotadas, bem modernas. Os homens trajando calção. Todos com acessórios confeccionados por eles mesmos, que por sinal, são muito bonitos ( os acessórios).
Falaram da sua cultura e costumes e em dada hora falaram para as crianças da maneira que criam seus curumins, dizendo que não gostam de barulho e seus curumins são muito obedientes e trabalhadores, por isso não tem tempo para brigar e traquinar! rsrsrsrsrs Eles estavam super incomodados com o barulho! Imaginem ficar todos os dias da semana, os dois horários, dentro de uma escola e com uma sala de aula lotada?
E ainda tem quem fale que professor tem vida mole, muita folga,etc . kkkkkkkkkkkk
Foi maravilhoso!!!!!!!! Todos adoraram!
E a maior sensação foi a cobra. Eles levaram uma jibóia. Mostraram o ritual de encantamento da cobra e apareceu ainda alunos corajosos para segurar a cobra. Aff!!!!! Eu tirei as fotos bem longe!!!
Daremos continuidade ao projeto com o filme " A missão" que não deu tempo na segunda. Como todo planejamento é flexível estaremos adaptando o nosso.
Essas fotos mostram alguns artesanatos que eles levaram.
Eles não foram caracterizado com as vestimentas tradicionais, mas a pintura no corpo e acessórios não faltaram!
A jibóia sensação da apresentação! E não é que ela é mansinha mesmo? Mas eu não fiquei perto!
domingo, 19 de abril de 2009
projeto dia do índio
Cada criança recortou sua pena e escreveu uma mensagem rápida sobre o índio de acordo com o que aprendeunas aulas.
Na segunda darei continuidade com um novo projeto usando como ferramenta o dvd que indiquei a vocês " A missão". Após o filme eles irão produzir um texto com o resumo do filme e a conclusão será a opinião individual sobre o que viram.
Ainda dá tempo fazer o seu. O dia do índio é hoje , mas como diz a música..." todo dia...era dia de índio..." Os projetos podem ser desenvolvidos ainda essa semana. Geralmente consideramos o mês de abril como o mês dos índios, inclusive na nossa escola terá a visita de uma tribo de Pesqueira. Na terça estarei postando as fotos do evento.
terça-feira, 14 de abril de 2009
sexta-feira, 10 de abril de 2009
AGRADECIMENTO
E aí? Gostaram do meu novo blog? Foi um presente da amiga Mari !
Estou muito feliz! Por esse motivo venho aqui agora para agradecê-la por todo o carinho em preparar meu bloguinho dessa forma tão carinhosa e linda!
Obrigada amiga pela sua atenção e dedicação em ajudar aos que precisam e te pedem ajuda.
Adorei o presente! De coração! O B R I G A D Ã O !!!!!!!
Com amor ,
Madoca
Domingão está chegando e trazendo com ele o dia da páscoa. Que neste dia saibamos aplicar o real sentido do seu significado e possamos comungar junto com Jesus e todos os nossos entes queridos do amor, paz, carinho, perdão e se possível uma vida de mudanças para o bem, esquecendo e perdoando tudo o que não nos faz bem.
Desejo a todos uma feliz páscoa!
19 DE ABRIL - DIA DO ÍNDIO
História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Em 1940, realizou-se no México o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Durante o evento, os participantes escolheram 19 de abril como o Dia do Índio. Três anos depois, a data foi oficializada no Brasil.
Existem mais de 220 nações indígenas no país. Elas têm seu idioma, seu jeito de ver o mundo e de fazer festas. Algumas vivem isoladas, outras em grandes cidades e muitas lutam para preservar suas terras e suas tradições. A maioria dos povos indígenas vive nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. O Xingu, região da Amazônia, abriga o maior número de tribos indígenas do Brasil.
Sugestão de filmes
Já passei esse filme para meus alunos em 2007. Agora que voltei a lecionar a 4ª série vou passar novamente e indico a todas as amigas(0s) que desejarem uma aula nota 10. Esse filme retrata todo o sofrimento e luta desses, que fora e são, tão injustiçados e perseguidos em nosso Brasil. Eu recomendo que assistam antes .