domingo, 11 de março de 2018

Nesta segunda feira , dia 12 de março, comemoramos o aniversário das duas cidades irmãs Recife e Olinda! Recife completará 481 anos e Olinda 483. As duas cidades prepararam as suas comemorações para essa data e você pode conferir aqui


História de Recife

Sua história se iniciou em 1534 juntamente com as capitanias hereditárias. A cidade era usada como porto para carregar a produção local e receber outras da metrópole. Seu nome foi dado pela grande quantidade de recifes no litoral da região.
Em 1630, os holandeses vieram para o Brasil atraídos pela cana-de-açúcar e se firmaram em Recife. Sete anos depois o conde Maurício de Nassau assumiu o governo e evoluiu a cidade. Planejou e traçou ruas, construiu pontes, trouxe arquitetos, engenheiros e paisagistas da Europa a fim de melhorar a aparência da cidade. Pode-se observar a arquitetura desse povo pelas construções ainda presentes na cidade.
Em 1654, período em que os holandeses foram expulsos de Recife, a cidade já era um entreposto comercial então os senhores de engenho se mudaram para Olinda. Com a rivalidade das cidades que se iniciou quando Olinda era capital de Pernambuco e quando os holandeses preferiram Recife à capital, originou a Guerra dos Mascates. 
Em 1848, a cidade já era um pólo comercial e cultural de toda a região Nordeste e logo se tornou um centro distribuidor.
No século XX, Recife foi impulsionado por grandes indústrias que se instalaram em seus pólos se tornando a maior atividade da cidade. Hoje, Recife é o segundo maior pólo médico do país e uma das cidades mais visitadas por turistas. Recife adaptou sua infra-estrutura para receber as pessoas que chegam de toda parte do país e fora dele.
Sua cultura é baseada na mistura da Europa, da cultura indígena e negra que trouxe um patrimônio rico e diversificado à cidade.Um marco de Recife é o carnaval da cidade marcado pelo frevo e o maracatu que invade as ruas da cidade com foliões fantasiados e com um típico desfile de carros antigos. Acontece na segunda-feira de carnaval a Noite dos Tambores Silenciosos.
Fonte: http://cidadebrasileira.brasilescola.uol.com.br/pernambuco/historia-recife.htm




História de Olinda


A cidade foi fundada em 1535 pelo donatário da capitania de Pernambuco Duarte Coelho Pereira e logo se tornou capital do estado e residência dos senhores de engenho e de outras pessoas importantes. Sua arquitetura barroca do período colonial está presente em casarões e igrejas espalhadas pela cidade.
Em 1710, houve a Guerra dos Mascates contra Recife, o motivo da guerra foi a rivalidade entre as duas cidades que começou em 1630, quando os holandeses preferiram se hospedar em Recife que na capital.
Hoje Olinda não é mais a capital de Pernambuco, pois perdeu seu posto para Recife, mas possui belezas incomparáveis espalhadas pelas ruas da cidade.
Resultado de imagem para imagens de Olinda


Um mito popular diz que o nome "Olinda" teria a sua origem numa suposta exclamação do fidalgo português Duarte Coelho, primeiro donatário da Capitania de Pernambuco (ou de um de seus colonos) – "Oh, linda situação para se construir uma vila!". O historiador Francisco Adolfo de Varnhagen, porém, considerava "ridícula" essa etimologia, preferindo a hipótese de uma referência a alguma localidade de Portugal (como Linda-a-Velha ou Linda-a-Pastora), ou a Olinda, personagem feminina do romance de cavalaria Amadis de Gaula, romance este muito lido na época da fundação da cidade. Mais informações você encontra AQUI


  BANDEIRAS DE RECIFE E OLINDA



Aproveite e imprima a sua para pintar!




PARABÉNS RECIFE E OLINDA!!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário