terça-feira, 24 de março de 2009

POR QUE O DIA DO CIRCO É 27 DE MARÇO ?


ORIGEM DO CIRCO – PORQUE O DIA DO CIRCO É 27 DE MARÇO.




No centro do picadeiro, o apresentador anuncia: “Respeitável público, com muito riso e alegria, o espetáculo vai começar...” E, diante do olhar atento da platéia, mágicos, palhaços, contorcionistas, dançarinos, malabaristas, trapezistas e muitos outros iniciam suas apresentações.

Durante o século XIX, grandes circos estrangeiros vieram ao Brasil, aproveitando momentos favoráveis na economia. Os espectadores eram nobres e até imperadores.

O circo brasileiro surgiu pouco depois, mais voltado às classes populares e itinerante, por influência cigana. Sua figura central era o palhaço. Piolin, com toda sua criatividade cômica e habilidade como ginasta e equilibrista, foi um grande mestre dessa arte.

Abelardo Pinto, seu nome verdadeiro, nasceu em Ribeirão Preto (SP), em 27 de março de 1897, daí o Dia do Circo. Era admirado pela intelectualidade brasileira e participou ativamente de vários movimentos artísticos, entre eles a Semana de Arte Moderna de 1922. Reconhecido como “rei dos palhaços”, faleceu em 1973.

Existem no país hoje mais de 2 mil circos, com um público anual de 25 milhões de crianças e

adultos. A maioria prima pela profissionalização de seus componentes, utilizando cada vez menos animais. A reinvenção constante dos números é considerada essencial na competição com o cinema, o teatro, a televisão e outras formas de entretenimento.

Fonte: IBGE teen e Plenarinho

Um comentário:

  1. hello, im john.
    your blog is so nice
    hope to read more from it
    please visit also my blog at wwww.whimsicalway.blogspot.com

    ResponderExcluir