quinta-feira, 5 de março de 2009

DATA MAGNA DE PERNAMBUCO

Esse feriado chegou e pegou muita gente sem saber o por quê ,inclusive a mim. Para sanar as dúvidas pesquisei e encontrei alguns artigos e dentre eles selecionei esse para vocês ficarem por dentro.
Aproveitei e levei meus alunos ao laboratório de informática da escola e lá pesquisamos e agora eles sabem o por quê do feriado e que Pernambuco agora tem uma data magna.

Data Magna de Pernambuco

deputada-terezinha-unes.jpgPernambuco vai comemorar pela primeira vez a sua Data Magna, nesta quinta-feira (06). Por iniciativa da deputada Terezinha Nunes (PSDB), Assembléia Legislativa vai entregar a medalha Frei Caneca, em sessão solene, aos governadores Eduardo Campos, Cássio Cunha Lima (Paraíba) e Wilma Farias (Rio Grande do Norte). E celebrar a data da Revolução Pernambucana de 1817 com um show na Praça do Marco Zero, no Recife Antigo, a partir das 19h.

O dia 06 de março foi escolhido entre as cinco datas sugeridas pelo Instituto Histórico e Geográfico de Pernambuco à Assembléia Legislativa do Estado para ser o dia de Pernambuco. A escolha foi feita através de enquete popular, divulgada pela Associação das Empresas de Radiodifusão de Pernambuco, que coordenou todo o processo de votação e apuração, nos meios de comunicação. Mais de 150 mil pernambucanos votaram através da internet, rádios do interior do estado, urnas e um canal interativo, que foi colocado à disposição da população para a votação.

E em 24 de dezembro de 2007, foi promulgada pela Assembléia Legislativa e publicada em Diário Oficial, o dia 06 de março a data Magna do Estado, através da Lei 13.386, de autoria da deputada Terezinha Nunes.

O projeto apresentado pela parlamentar e subscrito por todos os deputados teve como base a Lei Federal de nº 9.093, de 12 de setembro de 1995, que autoriza os Estados a, além dos feriados nacionais e religiosos, instituírem um feriado civil para a comemoração de sua Data Magna.

Pernambuco, assim como, os demais estados que já possuem a sua data magna, vai festejar à altura esse dia tão importante e trazer para os pernambucanos um sentimento maior de conhecimento da sua história e de amor pelo seu estado”, ressalta a deputada.

A deputada tucana considera a Revolução Pernambucana de 1817 a mãe das revoluções, pois, como destaca, conseguiu congregar religiosos, militares, intelectuais e populares em torno do ideal comum da emancipação política e do estabelecimento do governo republicano. “A atual bandeira de Pernambuco é a mesma que os revoltosos usaram em 1817″, lembra Terezinha Nunes.

A REVOLUÇÃO - A Revolução Pernambucana de 1817 foi liderada por Domingos José Martins, com o apoio de Antônio Carlos de Andrada e Silva e do Frei Caneca. Os revolucionários conseguiram conquistar Pernambuco e instalaram um governo provisório que tinha como propostas básicas: Proclamar a República, abolir alguns impostos e elaborar uma constituição que estabelecesse a liberdade religiosa e de imprensa, bem como a igualdade de todos perante a lei. Após dois meses de luta, as tropas do Império português sufocaram o movimento e seus líderes foram condenados à morte.

A Revolução Pernambucana de 1817 conseguiu congregar religiosos, militares, intelectuais e populares em torno do ideal comum da emancipação política e do estabelecimento do governo republicano. A atual bandeira de Pernambuco é a mesma que os revoltosos usaram em 1817.

http://tribunapopular.wordpress.com/2008/03/05/pernambuco-festeja-data-magna-nesta-quinta-feira/

Nenhum comentário:

Postar um comentário