segunda-feira, 26 de maio de 2008

ORIGEM DA QUADRILHA

Bandeirolas




De onde vem a quadrilha?

Quadrilha
Esta dança, de origem francesa surgiu em Paris, no século XVIII. A quadrilha foi introduzida no Brasil durante a Regência e fez muito sucesso nos salões brasileiros do século XIX. No Rio de Janeiro, foi muito popularizada. Suas evoluções básicas foram modificadas e novas foram agregadas, modificando inclusive sua música e seus comandos.

Fandango
É uma dança regional do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os tipos mais comuns são: anu, candeeiro, cana-verde, caranguejo, chimarrita, chula, marinheiro, marrafa, pericó, polca, quero-quero. No fandango, são os homens que sapateiam.

Cateretê (Catira)
Foi inserida no Brasil pelos jesuítas como homenagem à Santa Cruz, São Gonçalo, Espírito Santo, São João e Nossa Senhora da Conceição. O Cateretê é está muito presente na área rural do Sul do Brasil, mas também é encontrado no Amazonas, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. É mais freqüente ver o Cateretê sendo dançado apenas por homens, onde eles cantam, tocam viola, sapateiam e batem palmas.

Disponível em www.pratofeito.com.br

fONTE:

http://www.moderna.com.br/moderna/caixamagica/caixa/junina/

3 comentários:

  1. Como gostei do seu blog, foi muito importante as informações sobre quadrilhas que encontrei aqui, sou graduandfa em ARTES VISUAIS, e achei muito interessante fazer um texto sobre o tema festa junina e publicar no meu fórum, valeu! parabéns.

    Joselina

    ResponderExcluir
  2. valeu muito obg gostei mito tinha 1 trabalho sobre quadrilha e achei td o q eu procurava no seu blog vcs merecem nota 1000000000000 vcs sao de mais.... bjssss de alguem q e super fa de vcs mesmo sem conhece-los.... valeu e muito obg de novo....

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas!!! Que lindo comentário! Me faz ter mais força para melhorar a cada dia!
    Obrigada e voltem sempre.
    Bjs
    Madoca

    ResponderExcluir