domingo, 13 de abril de 2008

Dia do índio

Alguns historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só no Brasil chegava a 5 milhões.Esses índios brasileiros estavam divididos em tribos: tupi-guarani (litoral), macro-jê ou tapuias ( planalto central), aruaques ( Amazônia) e caraíbas ( Amazônia).
Atualmente estima-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. Porém muitas tribos perderam sua identidade cultural devido ao contato com o homem branco.



A sociedade indígena na época da chegada dos portugueses

O primeiro contato entre índios e portugueses foi muito estranho pois as duas culturas eram muito diferentes. O que sabemos sobre os índios daquela época foi através da carta de Pero Vaz de Caminha (escrivão da expedição de Pedro àlvares Cabral) e dos documentos deixados pelos jesuítas.
Os índios viviam da caça, pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, batata-doce e principalmente mandioca. Essa agricultura era praticada de forma rudimentar, utilizando a técnica da coivara( derrubada da mata e queimada para limpar o solo para o plantio). Domesticavam animais de pequeno porte como o porco e capivara. Segundo relatos se espantaram ao entrar em contato pela primeira vez com uma galinha.

O contato entre as tribos aconteciam em momentos de guerra,casamentos,cerimônias religiosas,e para estabelecer alianças contra inimigos em comum.
Os índios faziam objetos utilizando matérias-primas da natureza, retirando somente o necessário para sua sobrevivência.
Da madeira construiam canoas, arco e flechas e suas habitações(ocas).
A palha era utlizada para fazer cestos, esteiras,redes e outros objetos.
A cerâmica servia para fazer potes,panelas e utensílios domésticos em geral.
Penas e peles de animais para fazer roupas e enfeites para as cerimônias das tribos.
O urucum era muito usado para fazer pinturas no corpo.

A organização social do índio

Entre os indígenas todos tem o mesmo direito e recebem o mesmo tratamento. A terra pertence a todos e a caça é dividida entre os membros da tribo. Apenas os instrumentos de trabalho são de propriedade individual. O trabalho é realizado por todos mas é dividido por sexo e idade.
As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio.
Os homens ficam com o trabalho mais pesado: caça,pesca, guerra e derrubada das árvores.
Na organização das tribos existe o pajé e o cacique.
O pajé é o sacerdote da tribo, curandeiro e faz o ritual da pajelança ( onde evoca os deuses da floresta e dos ancestaris para ajudar na cura).
O cacique faz o papel do chefe pois organiza e orienta os índios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário